inscrições ABERTAs!
INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA VIDEODANÇAS BRASILEIRAS

SOBRE

A 3a edição Brasil do Festival Sans Souci acontecerá em Campinas, São Paulo, de 21 a 27 de novembro, com uma semana de exibições de filmes, residência, oficinas e palestras. Após realizações bem-sucedidas do evento e parceria fortalecida, o Sans Souci retorna para uma nova temporada, o Festival Internacional de Videodança Sans Souci - 3ª Edição Brasil. 

 

A 3a edição será uma temporada híbrida, com foco em atividades presenciais e outras com transmissão e interações online. Nesta edição trazemos o tema Transição e Transgressão na Videodança: da Poética a Indispensabilidade, que estará presente no debate e nos encontros durante toda a semana do festival.

 

Nesta edição teremos 4 mostras: duas mostras regulares, uma mostra direcionada para o público infanto-juvenil e a mostra “6 Brasis”. A “6 Brasis” é inspirada nos biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), das 5 regiões do nosso país, e os aspectos pertinentes a cada um. Das florestas à exploração predatória, de seus rios às áreas secas, de suas montanhas à ilegalidade corrosiva.

 

Para essa edição, o SSF solicita submissões de filmes que estão de alguma forma conectados com o Brasil (feitos por Brasileiros, feitos no Brasil, etc.), mas todas as submissões deste ano serão consideradas para este evento no Brasil, bem como para a temporada principal do Festival Sans Souci que acontece em Boulder, Colorado-EUA. Nota: as inscrições brasileiras são gratuitas devido à contemplação do projeto no Programa de Ação Cultural PROAC Editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo; se um envio for inserido nessa categoria e for considerado não conectado ao Brasil, a inscrição será desclassificada.

Prêmio Escolha do Público

Esses prêmios são votados pelo público presente durante as exibições ao longo do festival e o resultado será anunciado no final da temporada.

REGRAS E TERMOS

Este ano nós exibiremos curtas de até 15 minutos

Cada diretor(a) e/ou produtor(a) poderá inscrever 3 videodanças

As inscrições na categoria Brasil serão gratuitas e o critério para efetivar sua inscrição em tal categoria é que sua videodança tenha alguma relação com o Brasil. Por exemplo, artistas brasileiros, direção brasileira, filmado no Brasil, temáticas brasileiras, etc.

 

Se um envio for inserido nessa categoria e for considerado não conectado ao Brasil, a inscrição será desclassificada.

 

Se o filme utiliza música, é OBRIGATÓRIO: ser uma composição original especialmente criada para este filme, ter uma licença da música cedida ou comprada pelo detentor dos direitos autorais ou uma música sem direitos autorais. Caso seja útil, o YouTube tem uma lista de músicas sem direitos autorais, e os sons do ambiente também podem ser uma inspiração. Esta regra se aplica a todas as categorias, exceto para videoclipes. Todos os videoclipes devem ser videoclipes oficiais ou devem ter garantidos os direitos da música para este envio e exibições subsequentes, com possibilidade de fornecer documentação, se solicitado. (por favor, entre em contato caso tenha dúvidas).

 

Se o seu filme for aceito, nós solicitamos uma foto/screenshot de uma cena do filme para acompanhar/ilustrar o seu trabalho no nosso programa e/ou materiais promocionais; se você preferir selecionar essa foto, por favor, nos envie de uma a três imagens por email. Elas devem ter a mesma dimensão em pixels e proporção de tela que o “frame” do seu filme e transmitir claramente um movimento ou dança na imagem.

 

Se o seu filme for aceito, nós poderemos contactá-lo(a) no futuro para compartilhar sua obra em uma de nossas turnês.

Embora não tenhamos orçamento para pagar taxas de exibição para esses eventos, nós agradecemos profundamente a sua generosidade em compartilhar a sua obra conosco, contribuindo para expandir o público de videodanças. POR FAVOR, OBSERVE: ao selecionar a segunda opção quando submeter a sua obra (“Além disso, eu concedo permissão para o SSF exibir meu filme em eventos subsequentes”), isto aumentará as suas chances de ter sua obra convidada para participar em outros eventos depois do aceite inicial. Porém, esse item não influenciará os(as) curadores(as) sobre o seu aceite inicial no festival, e no futuro, nós poderemos contactar você para pedir autorização para re-exibir seu filme. Se o seu filme for aceito para exibição este ano, ele fará automaticamente parte do Arquivo Sans Souci, listado em nosso site. Seu filme em si não será publicado nem distribuído a qualquer outra pessoa ou organização, mas se você fornecer um trailer, incluiremos esse link em sua listagem em nosso site. Seu filme poderá ser exibido total ou parcialmente durante eventos educacionais organizados pelo Sans Souci e seus afiliados do campus (parceiros de exibição), por exemplo, como parte de palestras sobre videodança em universidades e conferências.

 

Filmes submetidos como “Estudantes” ou “Cineastas Estreantes” serão curados na categoria “Artistas Emergentes”. Se aceitos, os trabalhos serão designados como tal no programa.

CRITÉRIOS PARA CURADORIA

A integração entre dança e cinema é o coração para o nosso trabalho. Quando escolhemos obras para exibição e instalação, nós consideramos temas e formas reflexivas, abordagens investigativas, inovadoras e experimentais, bem produzidas, com apelo público, coreografias criativas, virtuosidade em performance e que se adequem ao nosso programa. Nenhum desses critérios precisam ser seguidos; nenhum é mais importante do que outro; a excelência em uma ou mais área pode ser suficiente para o aceite. Elementos cinematográficos devem ser uma parte integral das videodanças inscritas. Nós encorajamos submissões de todos artistas, independentemente de suas credenciais ou afiliações. 

Nós estamos interessados em videodanças que integrem a estética da dança e do cinema e que tenham uma duração adequada em relação ao seu tratamento e estilo. Observe cuidadosamente os limites de duração de cada categoria e, se tiver dúvidas sobre qual categoria melhor se adapta ao seu filme, entre em contato conosco. O SSF reserva-se o direito de ajustar ou alterar a categoria de um filme de acordo com a prerrogativa da equipe de curadoria. Por exemplo, se acharmos que um filme enviado como uma videodança se encaixa melhor em nossa categoria híbrida, nos reservamos o direito de exibi-lo nessa categoria se aceito.

Todos os filmes com texto falado em português devem ter legendas em inglês. Audiodescrição e closed caption são aceitas com entusiasmo.